Antiquário MT #5 – Dobrões Neopianos


O que é e como funciona?

O Antiquário é um local onde poderá descobrir mais informações sobre aquele item que você sempre ficou curioso em descobrir o que é. Seja ele relacionado à algum evento/plot ou atividade do site, algum item inspirado no mundo real ou até mesmo aquele relacionado à algum personagem do Neo.

Esporadicamente estaremos publicando esses artigos aleatórios, um e/ou dois, e pesquisando a fundo qualquer ligação com ele. Então você saberá significado, origem, relação com Neopets, se esta disponível para comprar ou se é artigo retirado, ou se nunca chegou a ser comercializado e curiosidades .

A Moeda Dobrão (Dubloon Coin)

Quando falamos em dobrões, um jogador neopiano pensamos logo na Ilha Krawk, e na qual também podemos associar a pirata ou pirataria. Esssa associação é normal e vou explicar o porquê mas antes disso devemos saber algo que poucos sabem – Diferença entre “Dobrão” e “Dubloon”.

É Meio estranho mas inevitável, quando tentamos traduzir “Dubloon” (versão em inglês da moeda neopiana) traduzimos para “dobrão”, acredito que essa tradução não pode ser evitada. Entretanto a moeda é diferente! O “Dubloon” (na qual originalmente é doblón) é uma referência a moeda Espanhola e Dobrão foi uma moeda portuguesa. A Tradução literal de Doblón em português “dobro/dobra”.

O Dobrão portuguesa que circulou intensamente durante o reinado de D. João V (1707-1750) e era feito de Ouro. Também chegou aparecer no Brasil valendo em média 22 mil réis (seguindo o cambio do reinado de D. João VI). Foi considerada a maior moeda de valor intrínseco já tendo circulado no mundo.

Dobrão Português – Maior moeda Circulação da Colônia

O Dobrão também é uma das partes necessária (?) para se tocar o Berimbal – Instrumento comum em roda de Copeira. (Acredito seja semelhante a “palheta” de um violão só que é feito de metal –  droga, não entendo nada de música).

A Moeda corrente da Espanha durante o Século XVII, leva o título de “moeda dos piratas” por ser muito utilizada na Era Dourada dos Piratas. A Moeda corrente da Espanha eram duas: o “Reales” (Moedas de pratas) e os Escudos (Moedas de Ouro), sendo esta última muita mais valiosa.

A Palavra “Doblón “, como já foi dito significa dobro, pois era uma gíria da moeda de 2 Escudos, também conhecida como “Pistole” pelos franceses. Entretanto alguns dizem, que o valor poderia ser maior, uma referência as moedas de 4 ou 8 escudos espanhóis, isso porque as moedas de ouro (escudo) não eram comumente usado entre a maioria da sociedade, então é possível que qualquer moeda de ouro espanhol poderia ter sido chamado de “Dobrão” pelos comerciante navais.

Atualmente, os “Dobrões” (moedas de 8 escudos) são consideradas raras e tem alto valor comercial dependendo do seu estado de conservação.

1 Comentário
  1. Ai que emoção, seguindo os passos da Queen em história <3

Os comentários estão fechados.
Crônicas da Copa - Tudo Sobre a Copa de Altador